21 de dez. de 2011

COMO PODE SER O NATAL EM MINHA CASA

Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o messias.
Até hoje Não existe ao certo nenhuma informação exata sobre o dia e o mês do nascimento de Cristo conforme é anunciado. Nem na Bíblia que nos passa toda a verdade de como isso aconteceu, nem nas fontes históricas, tão pouco nos Livros apócrifos. Mas este momento tão importante e especial tinha que ser comemorado. Foi então que a partir do começo do Séc. IV iniciou-se então a comemoração do nascimento mais importante de toda a humanidade, o dia do Cristo. A partir dali, a data do dia 25 de Dezembro foi escolhida então como a mais importante de todos os natais. O natal de Jesus!
A palavra Natal na verdade é o local em que nascemos! E não o dia do nascimento. Assim como Jesus, todos nós também temos nosso dia de natal: ‘ O nosso aniversario ‘.
Muitas vezes esquecemos o lugar de onde viemos. Isso começa quando passamos a nos envergonhar em falar de onde viemos ou onde nascemos. Mas o natal de Jesus nunca poderá ser esquecido! o que algumas vezes não acontece! Quando chegada esta época, meses antes, até o dia 24 de dezembro, pensamos apenas em sairmos mais cedo da empresa. No que vamos fazer para comemorarmos um dia de festividade familiar. Dia de reunir os amigos. Fazermos o maior e melhor banquete. Músicas, bebidas, comidas, brincadeiras e diversões não podem faltar. Troca de presentes, beijos, abraços, carinhos, troca de assuntos voltados a interesses pessoais e financeiros. Jornalismo. Modernismo e atualidades. Montar a melhor arvore de natal, reforma da casa, compra de roupas novas, sapatos, bijuterias, perfumes, enfeites natalinos. Não pode faltar nada. Uns e outros sempre acabam comentando o que foi feito para receber a presença daquele amigo empresário, do patrão, o coordenador da equipe, o namorado ou a namorada, os parentes dele ou dela, o sogro, a sogra, os irmãos. Tudo perfeito para aproveitarmos tudo isso. Mais o foco principal é esquecido: ‘LEMBRAR DE JESUS’. E lembrar-se de Jesus é simplesmente fazer um momento de oração e de intimidade com aquele momento. O dia do nascimento dele.
Não precisa se preocupar em que dia, hora, ou lugar ele nasceu. Pense apenas na forma que você pode deixa-lo nascer em sua vida. Na sua alma e principalmente no seu coração e no coração das outras pessoas.
Devemos ser como São Francisco de Assis que mesmo tendo conhecimento do nascimento de cristo, um dia quis transformar aquilo que tinha em mente numa realidade a todos a sua volta. E numa entrega espiritual então montou no seu momento, o momento do natal de Jesus, Maria e José, junto aos que estavam ali presentes. São Francisco decidiu então expor a todos o natal que jamais alguém havia mostrado.  E num gesto vivo, com autorização do papa da época, sobre uma tenda montada com cobertura de palhas, ele pode então celebrar no dia de natal uma missa onde tinha presente animais como: ‘bois e jumentos ’. Maria, José e a manjedoura, também estavam presentes. mas faltava alguém. Faltava Jesus! e através do corpo de cristo presente, colocou-se ali o símbolo do menino Jesus. Aquele gesto se concretizou como o primeiro presépio montado de forma real, jamais vista entre homens depois desse acontecimento (o dia em que cristo nasceu). Ali iniciava um natal com o menino Jesus nos presépios montados sobre nossas casas, igrejas e praças públicas. presepios que também foram montados em forma de argila pelo proprio São Francisco e que hoje estão em varios lugares. graças a sua imaginação inspiradas por muitas orações. Orações inspiradas pelo espirito santo que o conduzia a todo momento!
Com isso o Natal deixou de ser apenas aquilo que vivia em nossas mentes e passou a ser presente em nossas vidas. Não digo que as comemorações e as festividades não possam estrar em nossos lares nesses dias. Podem sim! Tem que estar presente! É necessário! Tudo isso vem para nos unir. Só não podemos esquecer que a maior união ela começa em cristo! E que o natal sem ele não é natal. É simplesmente uma comemoração de mais um dia de descanso. O dia vinte e cinco de dezembro é muito mais do que isso. Ele é o natal de todos! Cristãos ou não cristão! Por isso eu os peço: ‘DEIXE A LUZ DO CÉU ENTRAR EM SUA VIDA E NA VIDA DAQUELES QUE ESTÃO AO SEU LADO!’. ABRAM SUAS PORTAS PARA ELE ENTRAR E O CORAÇÃO PARA MUDAR AQUILO QUE NÃO QUER SER MUDADO!
Por isso, Eu, minha esposa, minha filha e todos da comunidade SJT, desejamos a todos um natal de verdade com cristo em sua casa e na sua rua. E que assim como os anjos convidaram pastores para participarem daquele momento tão especial, hoje, com toda a autoridade da palavra, eu os convido a partilharem este momento com todos que enlaçam sua vida.
A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário