30 de mar. de 2011

‘O Violão, O Musico e A Musica’

                                                 Olá amados! Hoje eu gostaria de poder partilhar com todos vocês um momento que aconteceu durante um dos ensaios do nosso ministério de cântico em uma das quartas-feiras na Paróquia São Judas Tadeu. Era uma noite de calor. O clima combinava com a alegria dos integrantes. Eu diria que à presença do Deus vivo, que acreditamos, estava ali no meio de nós. Seus anjos louvavam no céu, pela PAZ que reinava naquele lugar. Diria com muito amor, que aquela noite foi uma benção! Nosso grupo cantava em uma harmonia incomparável. Enquanto nos divertiamos eu lembrava de uma musica que fala:Presença doce incomparável! Grande Mistério! A salvação... Humildemente! Vinho e Pão...É Jesus Cristo! Ele é o pão da vida...
         É engraçado que enquanto eu pensava em tudo isso; bem ali, no meio de toda aquela gente, comecei a observar um dos nossos músicos tocando seu violão. Naquele momento eu voltei toda a minha atenção para o toque suave das suas mãos sobre aquele instrumento! As musicas saiam numa suavidade incomparável!  Nitidamente era percebível certa intimidade entre eles. Parecia que o rapaz conversava com o violão contemplando-o com enorme alegria. O violão o atendia com maestria. A beleza entre os dois era tanta, que cheguei a acreditar que aquele homem sabia falar a Voz do violão! E o violão sabia escutar o que ele estava pedindo. O instrumento e o rapaz tornavam-se um, numa beleza superior, encantando todo o grupo’. À distância, observando aquela cena, percebi que o violão sem um violeiro, ele é apenas um violão. E um violeiro sem um violão ele também é apenas um violeiro.
     Percebi que para que os dois sejam um só, formando a musica, eles precisariam estar na mesma sintonia. No mesmo tempo! Um obedecendo ao outro! Mais só isso também não seria o bastante! Além disso, é preciso conhecer o violão. Fiquei imaginando como os instrumentos são tão abençoados! O violão, por exemplo: Ele esta sempre ali! Podemos encontrar-los em qualquer lugar: nas lojas, nas casas de musicas, nas ruas, nos estúdios, na casa de um amigo, Seja lá aonde for. Sempre haverá um violão a ser tocado. Mesmo que seja por alguns instantes. O violão sempre estará Pronto para te dar o que você o pedir e da forma com que pedir. Mas com um pequeno detalhe: “Ele te atende de acordo com o que você souber! Não sou eu nem ninguém que vai fazer de você um grande musico. É a sua intimidade com o violão quem fará!” É como diz um velho ditado popular: “dançar conforme a musica”.
     Um bom violeiro é feito através do seu esforço. E todo esforço parte de uma compreensão. De um Entendimento! De uma intimidade! Se você não tiver isso com seu violão, dificilmente conseguirá ser um bom musico! Eu por exemplo, quando pegava meu violão e tentava tocar a musica que estava em minha mente, percebia que ela não saia suave da forma que eu pretendia. Em seguida tentava novamente até conseguir. Mais ela não saia do jeito que eu queria! Aos poucos fui começando a me irritar e resolvia parar. Respirava um pouco e começava novamente... Mas a musica continuava a tocar diferente! Parava novamente e pensava: “Tem alguma coisa de errado com este violão!” já era o começo da minha insatisfação! Eu falava mal daquele instrumento afirmando que era de péssima qualidade! Jogava praga no vendedor que me mostrou ele, afirmando que era um dos melhores! E podia levar-lo sem medo! Olhava para aquele violão e tinha convicção que o vendedor não se importava com quem estivesse comprando, e sim com a porcentagem do lucro em suas vendas! Em fim, Tudo relacionado ao bendito violão eu criticava! Comentei com alguns amigos sobre o que estava acontecendo e a primeira pergunta que faziam era se o violão estava afinado? Em seguida se eu já sabia tocar? E imagina... Na hora eu respondia: CLARO! EU SEI SIM! EU TOCO TODOS OS DIAS! Estou aprendendo, mas eu já toco a um bom tempo! “Não podia falar que não sabia tocar”. A final, ter um violão e não saber tocar é uma vergonha. Gente era impressionante! Quando eu levava o violão para eles afinarem que tocavam o mesmo violão, a musica saia perfeita. Cada vez que eu via isso eu dizia: “Pronto! Agora o meu problema esta resolvido!”
     Saía daquela casa numa alegria tão grande que nem olhava para os lados. Podia encontrar quem quer que fosse pelo caminho que jamais pararia para conversar. Tudo que eu queria era poder tocar aquele violão... Eu falava pra mim: “Até que em fim agora eu tenho um bom violão!” No caminho Eu ensaiava tudo o que eu iria fazer antes de abrir aquela capa preta... Quando chegava em casa que eu abria aquela capa com ansiedade, com vontade e com grande alegria... Eu fazia poses antes de começar a dedilhar aquele violão. Falava para mim: ”Meu Deus! Até que em fim agora vai dar certo!” Mas quando começava a tocar o bendito violão... Eu percebia que ele continuava o mesmo! Ele continuava a cantar a musica diferente da que estava em minha mente. Aquilo virou um tormento na minha vida! O violão Insistia em não tocar a musica que eu queria. Eu dizia para mim: NÃO!  Não pode ser! Aquele cara fez a afinação errada ou alguma coisa aconteceu no caminho enquanto eu vinha para casa. Vou levar para outro amigo afinar!
Gente, eu fiz isso varias semanas seguidas. Durante meses eu levei em todos que eu conhecia que soubessem afinar. E Toda vez era a mesma coisa: “O bendito violão não queria tocar a minha musica!”.
“Eu ficava revoltado com aquilo!” pensava comigo: “Algo de errado deve esta acontecendo com este violão!”, mas não tinha jeito. O violão não gostava de mim e nem eu dele. Com todos, ele tocava perfeitamente. Comigo ele era um terror. Deixei o violão de lado! Encostei-o no canto da parede e nunca mais mexi. Todos que freqüentavam minha casa que viam o violão perguntavam se eu tocava. No começo eu falava que sim! Aos poucos comecei a falar que não! Quem sabia tocar o pegava, tocava e cantava alegrando nosso dia. Mais eu mesmo não pegava mais naquele violão.
Demorou, mais comecei a entender que o problema não estava nele e sim, em mim! Eu não sabia tocar-lo! Foi muito triste enxergar isso. Mais eu tinha que aceitar, pois não estava preparado para tocar. Até que um dia, parando para analisar entendi que havia um jeito de tocar aquela musica: Eu precisava saber me comunicar com o violão! Percebi que se eu quisesse mesmo ter um bom violão, primeiro eu teria que ser um bom violeiro! E para começar a ser um bom violeiro, eu teria que mudar a forma de tratar o violão! Precisava ter zelo por ele! E ter zelo não é simplesmente limpar-lo. Te zelo é ter carinho! Ter cuidado! Ter Preocupação!  Ter Atenção! Precisava ter mais tempo com o violão! Entendi que ele só vivia desafinado por que o tocava agressivamente! De qualquer jeito! Algumas vezes com força! Outras vezes desanimado! E quando a musica não saia do jeito que eu queria eu tocava mais forte quase quebrando suas cordas. Não Conseguindo eu o jogava em cima da cama e o esquecia ali! Queria que o violão me entendesse, mais em nenhum momento eu parei para tentar entender-lo. Até que um dia eu percebi que eu estava errado! Percebi ao invés de chegar em casa e tratar o violão com ignorância! Precisava Dedilhar-lo com calma! Buscando achar aonde eu poderia tocar-lo para poder ter o tom que estava na minha mente... Fiz isso por vários meses. E foi assim que eu consegui tocar aquela musica! Foi através do dialogo! Foi através do tempo dedicado e da persistência e insistência! Foi me dedicando um pouco mais do meu tempo vazio que ela saiu!
Através dessa dificuldade percebi o quanto somos falhos diante de pessoas! Estamos acostumados a querer que façam tudo da nossa forma! Do nosso jeito! Nossa Maneira! No nosso tempo! Cobramos mais e mais delas; simplesmente por que mandamos! Por que temos uma condição superior! Por que Sou o líder! Sou o patrão! Eu esqueço que o outro também tem sentimentos. Esquecemos que uma boa liderança, ela se faz na ação! Na amizade! Precisamos aprender a antes de tentar conduzir pessoas, a nos deixar ser conduzidos! Estamos mal acostumados a cobrar e cobrar. Sendo que poderíamos começar a ceder espaço para as idéias do outro! "Precisamos enxergar nossos erros! Nossas falhas! Nossas dificuldades! É necessario nos conhecermos melhor! Pois somente aquele que consegue se conhecer de verdade, que é capaz de tentar entender o outro". "Precisamos tentar buscar sermos exemplo para o nosso irmão que esta ao lado! ". Eu particularmente estou sempre errando! Algumas pessoas que não vivem a imnha vida estão sempre pensando diferente assim como no violão! Ele só me atendeu quando eu também comecei a atender-lo. Falta isso entre nós. Falta dialogo! O mesmo dialogo do musico do nosso grupo com seu violão! A sua musica não foi tocada no primeiro dia! Mês! Ou Ano! Foram muitos anos de dedicação! Insistência! Aprendizado! Querer! E tempo. Precisamos saber dar esse tempo pra nós e para nossos amigos! Para nossos irmãos! Para a nossa família! Para nossa comunidade e nossa nação!

Reflita um pouco sobre o tema: ‘O Violão, O Musico e A Musica’.

Faça essa pergunta dentro de cada um de vocês: “Será que nós realmente conhecemos aquele que esta a nossa volta? Será que sabemos quem é aquele amigo que encontramos todos os dias? Será que somos quem afirmamos? Ou falamos simplismente para agradar quem esta ao nosso lado? será que existe mesmo uma intimidade entre nós humanos?

Pense no violão como a palavra que pode ser encontrada em diferentes lugares: nas igrejas, livrarias, casas de orações, com um amigo...

O Musico é homem que busca a palavra:

A musica é a palavra dita, a palavra proclamada, a vida cristã praticada!

Mas nunca esquecendo que assim como na mistura do violão, com o violeiro e a musica é necessário um dedicação de tempo. também na junção da palavra, com o homem e proclamação dela é necessário dar a vida! A vida de devoção e dedicação!
Reflita sobre este tema e refaça o novo homem que existe dentro de você!
Que a paz do senhor esteja sempre convosco que o amor de Maria te Abençoe hoje e sempre em nome do Pai, Filho e Espírito Santo!
Amém!

5 comentários:

  1. “Será que nós realmente conhecemos aquele que esta a nossa volta? Será que sabemos quem é aquele amigo que encontramos todos os dias? Será que somos quem afirmamos? Ou falamos simplismente para agradar quem esta ao nosso lado? será que existe mesmo uma intimidade entre nós humanos?


    VC MESMO JA SE PERGUNTOU SOBRE TAIS QUESTOES, O SER HUMANO FALA TANTO SOBRE DEUS MAS TA SEMPRE PRATICANDO O MAU JUNTO DE PESSOAS FALSAS PREJUDICANDO A VIDA DOS OUTROS E DANDO RISADA E MUITOS AINDA TEM A ALDACIA DE TOCAR NO NOME DE DEUS INFELIZMENTE MUITOS AQUI NA TERRA AINDA TEM MUITO OQUE APRENDERA JUSTIÇA DE DEUS ELA TARDA MAS NAO FALHA.

    ResponderExcluir
  2. Aê Chicão!
    Faz tempo que você não escreve nesse blog. ja tava sentindo falta. Gostei do assunto. as palavras são bem verdadeira mesmo e parece um exemplo besta, mas é assim que a gente consegue enxergar o tanto que ainda somos ignorantes. Só pensando mesmo é que a gente vai perceber que somos egoista com as pessoas. vou pensar muito nisso que você escreveu.
    Um abraço. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. PUXA !! FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA COM TANTA FALTA DE FÉ DE ALGUNS LEITORES !! POIS ESTAMOS NA TERRA NÃO EM MARTE RSRSRS , E SOMOS FALHOS SIM, POIS SE FOSSEMOS PERFEITOS NÃO PRECISARIAMOS ESTÁ AQUI!! ACREDITO QUE NOSSA PRESENÇA NA TERRA É SIMPLISMENTE PARA APRENDERMOS A SER MELHORES COMO PESSOAS !! DEUS NOS DÁ OPORTUNIDADES PARA APRENDERMOS COM NOSSOS PRÓPRIOS ERROS !! NÃO DEVEMOS ACUSAR OU JULGAR NINGUEM POIS SOMOS TODOS IGUAIS !! AFINAL SOMOS FILHOS DO PRÓPRIO DEUS, ENTÃO LOGO SOMOS IRMÃOS !! DEVEMOS AMAR ...AMAR ..E PERDOAR E NUNCA JULGAR APENAS AMAR !! COMO O VIOLEIRO AMA SEU VIOLÃO !! POIS NÃO ESQUECEMOS QUE DEUS AMA NÓS POR IGUAIS !! PARABÊNS FRANCISCO PELO SUA INICIATIVA SE TODOS NÓS SEGUISSE SEU EXEMPLO TERIAMOS UM MUNDO BEM MELHOR !! VAMOS PENSAR EM FAZER E NÃO CRITICAR APENAS FAZER O BEM !! PAZ E BEM SEMPRE !! DEUS É AMOR !! NÃO ESQUEÇAM DISSO !!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco! Tudo em paz?
    Amigo. Refletindo em seus escritos, digo que quando há união entre instrumento e instrumentalista, as coisas funcionam em harmonia. O que se deve compreender é que quando buscamos nos aperfeiçoar em Deus, recebemos Dele a capacidade para realizar a sua obra. A sintonia entre a pessoa de Deus e seus filhos precisa ser cultivada e necessita de empenho e paciência; principalmente conosco mesmo. Quando não acontece esta comunhão vivenciada no dia-a-dia, deixamos de crescer em Cristo e perdemos a essência da verdadeira adoração.
    O fato de ocorrer a perfeita harmonia entre um instrumento e quem o maneja depende, principalmente da devoção, consagração, entre outras práticas de relacionamento com o instrumentalista. Neste caso, o simbolismo do Violão (nós) e o instrumentalista (Deus), representa a vida Cristã de todo cidadão dos Céus. A obediência ao Senhor é a melodia que necessita estar de acordo com a vontade do Pai.
    Quando vivemos os mandamentos e praticamos a justiça - tanto uns para com os outros, como para com nós mesmos e nos momentos em que nos encontramos a sós - encontramos graça diante de Deus e dos homens, porque estamos em acordo com a Vontade do Pai através da obediência. Em outras palavras: Estamos vivendo a harmonia da melodia divina, caminhando no compasso do Maestro Eterno, Jesus Cristo.
    Que Deus continue abençoando sua alma, Francisco e que suas palavras ecoem nos corações humanos provocando conversões à pessoa de Jesus!
    Abraços Amigáveis!
    Rossandro Laurindo

    ResponderExcluir