23 de abr. de 2011

APRENDER A ABRIR NOSSOS OLHOS!

Olá amados!
Gostaria de convidá-los a entrar comigo em uma visão que me foi dada num momento de intimidade que aconteceu na ultima quinta feira santa do dia 21/04/2011(Feriado do dia de Tiradentes) na paróquia São Judas Tadeu em santo André.
Seria uma semana de eventos na nossa paróquia! Mas como eu estava escalado para trabalhar todo o feriado da páscoa na empresa de quinta a domingo, não teria como participar de todos eles. Conformado! Segui minha rotina normalmente. Tinha também uma vigília de quinta para sexta-feira santa das 23:00 as 06:00 da manhã, que seria realizada pela comunidade Chagas de Amor, que é dirigida por um amigo chamado Ricardo Alexandre na capela São Lucas localizada, bairro Sacadura Cabral em Santo André . Como não poderia ir à missa do lava pés na paróquia São Judas, decidi que pelo menos da vigília eu participaria, mas já estava preocupado com o dia seguinte quando fosse trabalhar novamente. Então pensei: “saiu mais cedo, durmo um pouco e tudo bem! Esta resolvido meu problemas!”.
É! Mais esta quinta-feira santa, ela queria me revelar algo maior do que a própria vigília! Ela queria me preparar para o verdadeiro entendimento da sexta-feira da paixão. Tudo começou quando fui surpreendido pelo meu coordenador nos liberando para irmos embora mais cedo devido à maior parte do serviço esta pronta. Sem pensar muito peguei minhas coisas e fui embora. No caminho eu ficava pensando: “Será que eu vou assistir a missa do Lava Pés ou não?” fiquei indeciso, pois depois de calcular o tempo que eu levaria para chegar em cada paróquia e o tempo que eu ficasse nos dois lugares somados ao dia inteiro de trabalho mais o outro dia que ainda iria trabalhar seria muito desgastante. Então decidi: “Vou participar apenas da vigília!”.
Chegando em casa, comecei a escrever uma nova postagem para meu blog e enquanto eu escrevia eu escutava uma voz dentro de mim que me dizia:” Vai para a igreja que eu tenho algo para te falar!”.  Irmãos!  Eu fiquei muito encucado com essas palavras, mais me recusava a ir devido ao cansaço que eu enfrentaria indo nos dois lugares daquela noite. Acontece que aquela voz não queria se calar nos meus ouvidos! E toda hora me dizia: “Vai para a igreja que eu tenho algo para te falar!”. Olha, eu posso falar com toda convicção que quando isso acontecer com você, não vai adiantar fingir que não esta escutando. Não! Não adianta fingir porque ela não vai parar até que você faça o que ela te pede! Publiquei minha postagem! Peguei minha moto e fui para a paróquia São Judas conforme aquela voz me pedia! A igreja estava lotada! Não tinha lugar nem para ficar de pé! Era tanta gente que tive até dificuldade para entrar. Nosso coral estava cantando lindo como sempre, mas entrando naquela igreja a voz me pedia para ir direto a salinha do santíssimo que fica dentro da própria paróquia. Entrando lá, fechei meus olhos e pensei naquela voz que me chamava e por varias vezes perguntei ao senhor: “O que queres que eu faça?”. Veio então um silencio! E naquele silencio eu comecei a orar! Fiquei naquele santíssimo por vários minutos até quando escutei a musica de aclamação ao evangelho e abrindo meus olhos para contemplar a Cristo, percebi que o corpo eucarístico não estava lá comigo.
Fiquei assustado! Pois quando cheguei eu tinha certeza que ele estava ali. Veio em minha mente varias perguntas como, por exemplo: ‘Será que em todas as vezes que pensei que o Senhor estava comigo ele realmente estava? Quantas vezes na minha atitude egoísta onde pensei primeiro em mim e depois nos outros, mesmo que minhas conquistas tenham se dado pelo meu esforço, será que Deus realmente estava comigo?E quando encontrei pessoas desesperadas vendendo algo para sair da miséria ou fazendo empréstimos a elas levando uma porcentagem alta de lucros  pensando em ajudar mais querendo também levar um lucro naquele favor. Será que Deus também estava comigo naquele dia? Amados! Quantas vezes passamos por isso e nem percebemos? Sabem por quê?
É por que estávamos de olhos fechados! Estávamos de cabeças baixa olhando apenas para o nosso mundo por que pensávamos que vivendo o meu mundo o outro também estava vivendo o mundo deles. Mais quantas vezes você já foi surpreendido com a falta daquele que há tempos você não via? E aquele amigo de boa família, que cresceu com você e der repente teve a notícia que ele foi preso, ou está envolvido nas drogas? Aquele casal que se amava e se separou?
Precisamos aprender a abrir nossos olhos e tentar encontrar no outro a presença de Deus, através de atos de caridade, de amor, de partilha ou pelo menos de atenção ao outro, pois enquanto isso não for compreendido entre nós é por que ainda estamos de olhos fechados. Mas eu vos alerto: “Devemos estar preparados para o momento que estes olhos forem abertos. Abrir os olhos é mudar totalmente de vida. E acreditem ao abrir meus olhos eu sofri muito em ver que tive tanta chance de ajudar as pessoas mais apenas passava por elas falando coitado (a) dessa pessoa! Precisamos mudar nossas atitudes! Quando eu abri meus olhos no santíssimo e percebi que o senhor não estava ali, eu fiquei triste. Sim por que eu fiz tantas entregas pessoais pedindo perdão, mas o mais importante eu não fiz que era contempla-lo antes de pelo menos falar com ele. Nesse momento enquanto nosso sacerdote o Padre Vagner fazia a leitura do santo evangelho eu sentia a sua voz aumentando rapidamente como se fosse num botão de volume sendo levado a potência máxima e no meio da homilia escutei ele dizendo que aquele que foi até o santíssimo e não havia encontrado o corpo consagrado é por que ele estava ali no altar para adorá-lo! Irmãos! naquela hora eu senti uma grande alegria por que o senhor me chamou a partir da sua palavra. Amados! nesse mesmo dia eu sai da igreja, passei em casa, tomei um banho e fui para a vigília e sabe que horas eu sai de lá? As 06:40 da manhã! o sol ja havia nascido e o dia estava claro! e digo com muita alegria que aquela vigília foi uma benção!
Agora eu tenho algo para lhes pedir: “ABRAM SEUS OLHOS! SE ENTREGUEM A NOVA VIDA QUE O SENHOR QUER TE OFERECER! E antes de tudo comece abrindo o seu coração!”
Que a PAZ do senhor esteja sempre convosco!
Que esta páscoa seja cheia de alegria em sua casa e sua família!
Amém!

Um comentário:

  1. Hoje fui ver seu blog com o coração aflito por um motivo pessoal e importante e olha só o evangelho do dia????

    Obrigada por este meio de comunicação que toca meu coração!

    Paz no seu lar e na sua vida!

    ResponderExcluir