24 de jan. de 2011

O Sentido da Oração!

Olá Amados!

Hoje gostaria de poder dividir com vocês a grande importância e necessidade da
oração...
Mais antes disso, gostaria de convidar-los a fazer uma reflexão sobre o tema “COMO DEVO ORAR?” Posso até apostar que muitos; mesmo nos dias de hoje,
ainda passam por esta duvida, quando se trata de começar uma oração. Isso me chamou
a atenção, depois que um amigo veio me pedir uma ajuda na tentativa de poder superar
umas dificuldades que estava passando em sua vida e durante uma curta conversa me
falou: ‘Francisco, não sei o que esta acontecendo, mais ultimamente tudo esta dando
errado para mim. É incrível, pois de uma hora para outra, nada dar certo em minha vida.
Por mais que eu peça uma ajuda a Deus, mesmo assim, não consigo resolver-los. Quando
mal consigo sair de um problema logo em seguida outros surgem do nada. Será que estes
problemas só não estão acabando por não saber pedir direto para Deus? Será que eu deveria
ser mais insistente em minhas palavras? É que eu acredito que para ter aquilo que preciso
de Deus, eu não preciso ficar vinte e quatro horas repetindo as mesmas coisas para ele.
Nem tão pouco ir às igrejas diariamente, pensando que quanto mais tempo eu esteja dentro
dela, mais chances terei de ser escutado. Mas acho que não é assim que funciona. Eu só
preciso parar nem que seja por um minuto do dia e pedir aquilo que quero para alcançar a
minha graça. Pois Deus já sabe o que eu preciso’.
Achei muito bonito a intenção desse rapaz. Escutando isto respondi: ‘Isso é
verdade!’ Pois antes de pensarmos em pedir algo para Deus, ele em sua infinita
bondade e sabedoria já sabe tanto o que vamos pedir quanto o que precisamos.
Logo em seguida, veio outra pergunta: ‘Se é assim, Então por que os meus pedidos
não estão sendo atendidos?’ Nesse momento pensei um pouco, olhei para ele e disse: “É,
esta frase é uma frase que não quer calar nossos corações. Pedir é fácil, o difícil é entender
o tempo e a forma de sermos atendidos. Às vezes, aquilo que mais queremos muitas vezes
nem sabemos como pedir. Outras vezes até já recebemos, mas nem percebemos por não ter
vindo da forma que queríamos.
Com mais duvidas ainda perguntou novamente: ‘FRANCISCO, COMO EU
DEVO ORAR ENTÃO?’
Surpreso com a mesma pergunta que ele havia me feito antes respondi: ‘Olha,
se você realmente acredita que Deus sabe daquilo que precisa, então deveria também
saber que ele só nos da aquilo que nós merecemos. Mas tudo no tempo certo. Mas por
não conseguirmos entender o tempo de Deus, nós pecadores, muitas vezes quando não
somos atendidos naquilo que pedimos; revoltamos-nos e às vezes até brigamos com Deus
perguntando o que fizemos de errado pra não termos sido atendido? Bom, se você acredita
que Deus sabe do que você precisa, então também deveria aceitar que se ele ainda não
te deu o que pediu é por que na verdade, não é isto que esta precisando. O rapaz aceitou,
mudou de assunto e em poucos minutos foi embora. Observando sua saída da sala fiquei
pensando: ’Às vezes parece fácil ensinar. Difícil é entender!
Mais não pensem meus irmãos, Que esta duvida é uma duvida somente dele, uma
duvida minha ou sua duvida. Nem se entristeça caso passe por esta situação. Saibam que
muitos dos grandes homens que viveram a vida em cristo já passaram também por isto.
Abraão por exemplo, teve duvidas quando perguntou a Deus como seria possível ele
ainda ser pai sendo que já era de idade. Moisés também, quando o senhor o apareceu em
meio a uma bola de fogo que queimava entre arbustos o pedindo para ir tirar seu povo da
escravidão no Egito. Fora isto, No sermão da montanha, Jesus insiste na conversão dos
corações para assim aprender a orar na fé. Antes de receber seus dons, primeiro ele
dava graças ao pai (Deus a quem devemos sempre venerar). É assim que devemos agir.
Pois antes de suplicarmos e pedirmos aquilo que precisamos, pela fé, Jesus nos disse que já
temos alcançado. Jesus disse: ‘Tudo e possível a quem crê. ’
Um grande exemplo meus irmãos esta La em (Mc 6,6). Este versículo nos fala quê
se por um lado Jesus se entristece pela falta de fé de seus parentes e pela fraqueza da fé
de seus discípulos, por outro lado ele se alegra com a tamanha fé do centurião romano da
Cananéia, ao acreditar que se Jesus dissesse pelo menos uma palavra ele seria salvo. Antes
que ele saísse de perto de Jesus, o centurião já sabia que seu soldado havia sido curado. É
isto que Deus espera de nós. A oração de fé não esta apenas em repetir senhor e senhor,
mas em levar o coração a fazer a vontade do pai. Não pensem que viver a procura de cristo
seja uma tarefa tão fácil. Não, não é... Mas nunca se esqueçam que antes de você pensar em
buscar a cristo, ele já estava a sua procura, porque na verdade não e o homem que chama
a Deus e sim Deus quem chama ao homem. Ai você me pergunta:
`Ah Francisco, então eu não preciso me preocupar em buscar a Deus e posso viver minha vida do jeito que eu quiser que mesmo com o pecado ainda assim ele vira me escolher para ser um dos seus?’ Não! Não é bem assim... Não e só porque estou te dizendo que Deus é quem escolhe todo aquele que o procura, que você pode sair por ai fazendo o que bem quer da vida (trapaceando pessoas, cometendo adultério, mentido quando necessário, fazendo fofocas, inventando conversas, maltratando quem esta ao meu lado, humilhando os mais pobres...) que quando chegar a hora certa Deus virar dizer que você estará salvo. Quando a palavra nos diz que não somos nós quem escolhemos viver em cristo e sim ele quem nos chama a viver com ele, isso não quer dizer que é ele, quem tem que mudar a nossa vida. Nós é que temos que dar o primeiro passo. E esse passo não é tão pequeno como pensamos. Muitas vezes este passo tem que ser maior do que nossas vontades. Ai você me pergunta: ‘Mais Francisco, como devo fazer para começar a dar este passo? Comece a observar se o que você faz agrada ou não aos que estão a sua volta. Tudo o que você disser ou fizer aquele que vive ao seu lado, analise as reações das pessoas e veja se não desagradou alguém. Caso isso aconteça, pergunte o que pode fazer para mudar esta situação. Questione de que forma elas gostariam que você tivesse agido para não ter a deixado chateada’. Ai você me pergunta outra vez: ’Ah Francisco, mas eu não consigo assumir meus erros diante dos outros, acho muita humilhação falar que errei. Eu às vezes até vejo quando magoou alguém, mas não consigo assumir meus erros. O que eu faço quando acontecer isso?’
Bom, pelo menos peça desculpas e da próxima vez antes de falar algo pense e reflita
se essa atitude que vai tomar não irá magoar novamente a pessoa que esta conversando. Agindo assim Já e um bom começo.
Mais Francisco, o que isso tudo tem a ver com o significado de oração?
Tudo! Por que um dos principais fundamentos da oração é a humildade. Não importa se diante da sua conversa com Deus você ira pedir ou proclamar. O que realmente importa é a forma que é feita sua oração. Nunca esqueça que é através da humildade que recebemos gratuitamente tudo aquilo que pedimos. Lá em (Jô 4,10) tem uma frase que toca muito meu coração quando ao me lembrar dela que é: ”Se conhecesses o dom de Deus!” Ah se isso fosse possível!
A maravilha de Deus se revela justamente ai. Foi nesta frase que eu descobri que Jesus é um poço onde iremos buscar nossa água para matar nossa sede. E é ai que Cristo vem ao encontro de todo ser humano. Pois ele é a água da vida. Quando digo que antes de procuramos a Deus, ele já esta a nossa procura. Percebemos isto diante das alianças feitas entre Deus e o homem até o presente momento. Tudo o que ele mais queria era que todos o amassem como seu único Deus. E em troca ele os daria terras e riquezas, além de uma grande nação aquele que o obedecer. Deus cumpriu a parte dele quando criou o mundo e nos deu novas gerações, buscando uma perfeição, mas nem todos cumpriram com aquilo que prometeram. E mesmo assim, ele ainda espera por nós.
O que quero que vocês entendam meus irmãos, é que não tem como eu querer
viver plenamente em Deus se eu estiver afastado daquilo que é a sua vontade. Lembre-se que diante de todas as obras que Jesus fazia durante o dia, ele sempre pedia em nome do pai. E ao orar, ele também já nos ensinava a orar. Suas orações eram sempre iniciadas diante daquilo que todos já conheciam e através de parábolas trazia a todos tudo aquilo que precisavam escutar. Pois a verdadeira oração é aquela que parte do fundo do coração. E toda oração que parte do coração; ela alcança os céus e quando isso acontece criamos entre nós e cristo um canal que nos liga diretamente a ele. E a partir daí, já não somos mais nós quem comandamos essa ligação e sim nosso espírito. Por que na verdade meus irmãos, quando este auge é alcançado, diante de Deus nós nos tornamos um só corpo e um só espírito. E você meu irmão que já passou por este processo sabe muito bem do que eu estou falando. Este é o momento mais santo da nossa oração. Sabe por quê? É que a oração, ela é a elevação da alma a Deus.
O maior desafio do inicio da oração, é a falta de concentração. Muitos de nós até tentamos começar-la. Mas basta fecharmos os olhos que já vem em nossa mente uma porção de coisas que acontecem no dia-a-dia. É um parente que não esta bem, algo que esta faltando em casa, à empresa que esta em dificuldades, um funcionário que causa problemas, um gás que esta acabando, uma visita que esta para chegar. Em fim, às vezes, nem tem nada para fazer, mas basta começar uma oração e logo tudo vem em nossa mente. Ai você pergunta, mais Francisco, o que devo fazer para poder controlar isso? O grande segredo para não perder o foco da oração, é tentar se controlar na oração. Quando estas dúvidas surgirem, parem um pouco. Respirem e tentem se concentrar novamente. Tente fazer esse processo o máximo de vezes possíveis. Caso não consiga. Comece a orar por aquilo que esta pensando. Casa coisa que tentar te tirar da oração, saia do que você esta pedindo ou contemplando e parta para aquilo que surgiu em sua cabeça tentando te atrapalhar o raciocínio. Não importa quantas vezes você tenha que fazer isso. Mas não fique preso a duvidas. Se tiver orando por sua mãe, e vier em sua mente à empresa, termine a oração da sua mãe e comece a orar pela empresa. Se no meio da nova oração, vier em sua mente um amigo, termine a oração e comece a orar pelo seu amigo. Se vier em mente seu veiculo, ore pelo veiculo. Se quando tiver orando pelo veiculo vier, aquela discussão que houve logo cedo, deixe de orar pelo seu veiculo e ore para Deus te perdoar e te livrar de novas discussões. E assim por diante. Quanto mais coisas aparecerem para te atrapalhar, mais você deve orar. Assim, você começara a criar uma rotina de como sair de situações que queiram te
desconectar da sua oração que um dia pode te levar aos céus.
A oração a Jesus é ouvida por Ele já durante seu ministério, por meio da Ressurreição: Jesus ouve a oração de fé, expressa em palavras (o leproso, Jairo, a Cananéia, o bom ladrão), ou em silêncio (os carregadores do paralítico, a hemorroíssa que lhe toca as vestes, as lágrimas e o perfume da pecadora). O pedido insistente dos cegos: "Filho de Davi, tem compaixão de nós" (Mt 9,27)ou "Filho de Davi, tem compaixão de mim" (Mc 10,47) foi retomado na tradição da Oração a Jesus: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!" Quer na cura das enfermidades, quer na remissão dos pecados, Jesus responde sempre à oração que
implora com fé: "Vai em paz, tua fé te salvou!".

            Espero que tenha ajudado no processo de entendimento do verdadeiro poder da oração. Gostaria muito de conhecer você que acompanha este blog. E aproveitando o momento gostaria de poder convidar-los a vir conhecer nosso Grupo de Oração que acontece todas as terças-feiras após a missa das 19h30min dentro da paróquia São Judas Tadeu aqui em santo André. O nosso endereço encontra-se no link localizado no inicio da pagina deste blog. Venha participar da nossa comunidade. Conheça nosso grupo e todos os integrantes que são coordenados pela Conceição (uma amiga muito querida e amada por todos nós) Traga sua família, amigos, namorada, em fim todo aquele que você acha que precisa viver uma nova espiritualidade em sua vida.
Peço também que deixe um comentário no final da postagem para que possa avisarmos quando novas postagens estejam disponíveis neste blog.

A PAZ meus irmãos! Que a luz e o sangue do crucificado esteja sempre convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário